5 Remédios Caseiros para Dor de Garganta

Se você esta com dor de garganta e esta em busca de uma solução ou alguns Remédios Caseiros para dor de garganta, você esta no lugar certo.

Caso você ainda não saiba, a dor de garganta ocasionada pela garganta inflamada, é um dos sintomas mais comuns e pode acontecer em adultos ou crianças.

Ao surgir o incômodo, não faltam dicas de remédios caseiros que são capazes de dar um jeito no problema de forma mais breve.

Mel quente com limão

O mel tem ação microbiana, dessa forma ele realmente ajuda a aliviar a dor. Porém essa ação costuma ser apenas momentânea, não curando a garganta inflamada em si.

Dessa maneira, sua utilização deve ser considerada com cautela, pois ele nunca reduzirá a inflamação como um medicamento alopático.

E é aí que encontra o limão, que é um anti-inflamatório natural e por carregar vitamina C, melhora o sistema imunológico e tem a capacidade de combater o sintoma de cansaço e fadiga.

Portanto, aproveite todas essas propriedades do mel e limão para diminuir os sintomas da garganta inflamada, porém, não deixe de beber a medicação indicada por seu médico.

Quais os ingredientes?

  • 1 colher (de chá) de mel
  • 1/2 xícara de água quente
  • 1 fatia de limão

Como preparar:

Basta colocar a colher com o mel numa xícara, depois disso, despeje a água quente, verificando que o mel saia todo da colher. Adicione o limão espremido na xícara. Mexa muito bem, e então, coloque no micro-ondas por cerca de um minuto.

5 Remédios Caseiros para Dor de Garganta

Gargarejos com água morna e sal

A água morna pode auxiliar a reduzir os sintomas de dor da garganta inflamada, o que já uma questão positiva para o gargarejo. 

O gargarejo quando feito com sal e vinagre, ele traz uma alteração no pH, que pode favorecer o quadro doente.

Lembrando que este tratamento, embora, não deva ser feito sozinho, pois não agirá tão breve quanto os medicamentos alopáticos.

Quais os ingredientes?

  • 120 ml de água morna
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo

Você só precisa misturar os ingredientes num copo e fazer o gargarejo várias vezes ao dia.

Própolis

É um dos itens mais apontados quando o problema é garganta inflamada. Porém, apesar de ser um aliado de muita melhora dos sintomas, geralmente a dor na garganta, ele não é capaz de tratar o problema sozinho.

Existem alimentos que até podem reduzir a inflamação, porém nunca de forma tão breve e eficaz quanto os medicamentos comuns

Mais do que isso, se você está fazendo uso de medicamentos e consegue uma melhora dos sintomas com o própolis, isso não quer dizer que o problema está resolvido. 

O própolis é encontrado em diversas apresentações e concentrações: pó, extrato e tintura. Ele pode ser comprado na forma de spray bucal, balas, pastilhas, xaropes, e até em gotas. 

O própolis também é possível de ser manipulado na forma de pomadas, cremes e loções, ou seja, faz parte de diversos produtos cosméticos. 

Para a garganta, o spray é o mais indicado. Recomenda-se espirrar o spray bucal de própolis três vezes ao dia.

Gengibre

O gengibre é um alimento bem usado quando o assunto é dores na garganta, por ser um potente anti-inflamatório. 

Lembrando que o gengibre é garantia de sucesso para tratar o sintoma, não necessariamente que vá tratar o problema como um todo.

Para tratamentos mais leves, as balas de gengibre são ótimas, por exemplo. Ela inclusive estimula a lubrificação das cordas vocais pois amplifica a salivação, o que de certa forma ameniza a condição do local.

Como fazer o chá de gengibre?

O ato de criar uma infusão de pedaços frescos de gengibre, costuma ser algo muito usado no tratamento de gripes, resfriados e tosses.

Mais do que um relaxante eficaz, o gengibre hidrata o corpo e auxilia a eliminar as toxinas, podendo ser útil também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. 

O preparo do chá consiste em deixar raízes, cascas e afins de molho por cerca de 30 minutos e, depois desse período, adicionar água e levar o gengibre ao fogo por cerca de meia hora.

Suco de laranja

O suco de laranja é um famoso repositor diário de vitamina C, assim como acerola e outras das frutas cítricas. 

Essa vitamina C auxilia na recomposição da imunidade de forma completa, porém é importante não exagerar para evitar problemas de gastrite ou refluxo

Mais do que a vitamina C, a laranja também é grande fonte de potássio, magnésio e betacaroteno, que são nutrientes com extensas ações antioxidantes que afastam outras doenças.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria