14 Dicas Para se Manter livre de Cravos e Espinhas

14 Dicas Para se Manter livre de Cravos e Espinhas

Ao desembaçar o espelho do banheiro com a mão, você vê uma mancha enorme e avermelhada na ponta do nariz. Péssima maneira de começar a semana.

Você passa outra vez a mão no espelho e, na ponta dos pés, se curva sobre a pia, aproximando o rosto para ver melhor. E bem ali, naquele espaço entre o nariz e o queixo, descobre um cravo solitário, que o observa. 

Atordoado, você recua do espelho e se deixa cair sentado na borda da banheira, afundando nas mãos o rosto defeituoso. Seus pensamentos vão para o passado, para um tempo de espinhas e de bailes. 

Balançando para a frente e para trás, você se pergunta: Qual é? O que está havendo? A resposta é simples: Você tem acne. 

Esse tormento da adolescência persegue algumas pessoas até a meia-idade ou mesmo além. “As mulheres podem ter recidivas aos 25 ou aos 35 anos, e até depois. 

Só para se ter uma idéia, as espinhas ainda apareciam na minha mãe de 62 anos”, diz o dermatologista e Ph.D. James E. Fulton, fundador do Acne Research Institute de Newport Beach, no estado da Califórnia. 

Acne, na realidade, é um termo genérico para uma ampla variedade de sintomas comuns: cravos, espinhas, comedões. No acne, os poros da pele são obstruídos. As lesões inflamam ou não”. E qual seria a causa de toda essa obstrução? 

O chocolate não causa acne, Nem a sujeira dos pêlos ou da pele. Tampouco o sexo, por falta ou excesso”. Qual a sua causa? A hereditariedade — em grande parte. 

O acne é genético. Aparece em famílias inteiras. É uma deficiência hereditária dos poros da pele. Se seus pais tiveram acne, três entre quatro de seus irmãos e irmãs também o terão. 

Enquanto sua irmã não o tem, você pode ter no rosto uma zona de guerra: é preciso lembrar que há ainda fatores capazes de agravar um surto de acne. O estresse, a exposição ao sol, a mudança das estações, as condições climáticas são capazes de provocar uma erupção de acne”. 

Certos tipos de maquiagem e anticoncepcionais (de uso oral) também. As mulheres que trabalham são particularmente vulneráveis. Pela propensão ao estresse e ao uso de maquiagem. Portanto, alguns conselhos sem risco, para aqueles que mais necessitam. 

Dicas Para se Manter livre de Cravos e Espinhas

Qual a causa da acne?

Pode parecer estranho, mas se você for propenso ao acne, há pelo menos um médico que acredita serem os frutos do mar e outros alimentos que contêm iodo capazes de desencadear um surto. 

O iodo é fator desencadeante em algumas pessoas propensas. O iodo no organismo se mistura à corrente sanguínea, e o excesso é excretado pelas glândulas sebáceas. 

Assim, provoca irritação dos poros e desencadeia uma erupção acnéica. Se você procura descobrir a causa de seu acne, segue adiante uma tabela com os alimentos, sólidos ou líquidos, e a quantidade relativa, por milhão, de iodo contido. 

Não se sabe ainda dizer o teor de iodo capaz de desencadear um surto, mas a ingestão a longo prazo induz a isso. 

Mude a sua maquiagem

Em mulheres adultas, a maquiagem é um fator importante nos surtos de acne. O problema está nos cosméticos à base de óleo. Os pigmentos em bases, rouges, cremes de limpeza, ou loções hidratantes não constituem problema e tampouco o teor de água em tais produtos. 

É simplesmente o óleo. Costumam ser derivados de ácidos graxos mais potentes que os nossos. Para quem é propenso ao acne recomenda-se uma maquiagem não-oleosa. 

Leia os rótulos

Os cosméticos que contêm lanolina, miristato de isopropila, lauril-sulfato de sódio, laureth-4 e corantes vermelhos D&C também devem ser evitados. 

Como o óleo, esses ingredientes são demasiadamente ricos para a pele. 

Tirar o rouge

Remova completamente a maquiagem todas as noites. Use sabão neutro ou suave, duas vezes ao dia, e enxague bem o rosto para removê-lo. Convém enxergar seis ou sete vezes. 

Adotar uma aparência natural

Qualquer que seja a maquiagem usada, quanto menos, melhor. 

A pílula

Culpada. Pesquisas conduzidas indicam que certos anticoncepcionais podem agravar o acne. Se você usar a pílula e tiver acne, discuta o caso com o médico. Ele poderá mudar de pílula ou prescrever-lhe outro método contraceptivo. 

Nunca espremer espinhas

Não se deve espremer espinhas e cravos. As espinhas são já um processo inflamatório que pode ser agravado se as esprememos. Podem infeccionar. 

Nada se pode fazer para acelerar o seu desaparecimento. Normalmente a espinha persiste de uma a quatro semanas, e acabará desaparecendo. 

A lesão acneica, em uma fase inicial, consiste num poro (ducto sebáceo) obstruído mas ainda não inflamado, explica o médico. O seu centro é menor do que o de um cravo ou comedão. 

Quando espremida na fase inicial, a parede do ducto pode se romper e o conteúdo passa para a pele, causando a espinha, que é o resultado do rompimento da parede do poro. 

Quando se deve espremer uma espinha? 

Embora convenha deixar em paz a maioria das espinhas, há um tipo que você pode espremer. A espinha tem às vezes no centro um ponto amarelado ou purulento. Se a pessoa espremer com delicadeza, o conteúdo virá completamente para fora. 

Depois de expelido o pus, a espinha cicatrizará mais depressa. 

Como acabar com os cravos?

Você pode se livrar dos cravos também espremendo-os. O cravo é um poro obstruído. Sua substância é sólida e a superfície do poro fica alargada. A parte escura não é suja. 

Os dermatologistas não sabem ao certo, mas seja o que for, não causará espinha. 

Derivados de OTC*no combate ao acne

Você pode combater as crises de acne com produtos sem receita médica. Use derivados de OTC com peróxido de benzoíla. O radical benzoíla introduz o peróxido no poro e libera o oxigênio que mata as bactérias que agravam o acne. 

E como dois medicamentos em um. A benzoíla também suprime as células de ácidos graxos que irritam os poros. 

Esses produtos contra o acne vêm sob várias formas: gel, líquido, loção, creme. O gel à base de água. Irrita menos a pele. Também recomenda usá-lo durante uma hora, à noite, enxaguando completamente o rosto antes de deitar, sobretudo na região dos olhos e do pescoço. 

OTC — remédios vendidos sem prescrição médica. 

Não se deixe enganar pelos números

Os medicamentos contra o acne contém uma concentração de peróxido de benzoíla que oscila entre 2,5% e 10%. 

Essa porcentagem, entretanto, tem pouco a ver com a eficácia do produto. Na maioria das pesquisas, os de baixa concentração se mostraram eficazes tanto quanto os de alta concentração. 

Os de 5% funcionam tão bem quanto os de 10%.

Cuidados com a pele seca 

A pele seca pode ser sensível ao peróxido de benzoíla, recomenda-se que se comece com produto de menor concentração, aumentando-a lenta e gradualmente. 

A pele vai ficar avermelhada, é uma reação normal.

Não tome sol em excesso

Os medicamentos contra o acne podem causar reações adversas ao sol. Convém minimizar a exposição à luz solar, a outras formas de radiação infravermelha e a qualquer exposição semelhante até conhecer a sua própria reação, adverte os especialistas, que recomendam um teste cutâneo para identificar a fotossensibilidade. 

Nunca esfregue a pele

É preciso lavar bem a pele antes da aplicação dos produtos sem receita médica. Um rosto limpo é um rosto feliz. 

Um tratamento de cada vez 

Não misturar tratamentos. Se você estiver usando um produto com OTC, suspenda-o se for usar outro medicamento contra o acne. O peróxido de benzoíla é parente próximo do retinol-A e de outros produtos que contêm derivados da vitamina A como o Accutane. 

A pessoa não deve usá-los ao mesmo tempo. Evitando a propagação do acne. Aplicar o medicamento do acne no raio de um cm em torno da lesão, para impedir a sua disseminação. 

O medicamento não combate a espinha que já existe. Age de forma preventiva. O acne aparece no rosto, do nariz até as orelhas. É preciso tratá-lo além da região inflamatória avermelhada. 

Na bula dos produtos tipo OTC a recomendação é usá-lo só na região atingida. A maioria das pessoas acreditam que a região atingida é onde se encontram as espinhas. E não é esse o caso, absolutamente.

Como testar a oleosidade verdadeira dos cosméticos?

Um teste simples que pode ser feito em casa, indica a oleosidade verdadeira dos cosméticos. 

Pegue uma folha de papel para datilografia e esfregue nela uma boa quantidade do cosmético. Depois de 24 horas, procure identificar uma mancha oleosa. Em um dia o óleo se espalhará e você verá um anel gorduroso. 

Quanto maior esse anel, maior o teor de óleo do cosmético. Afaste-se do cosmético que gera essas grandes manchas. 

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria